domingo, 11 de fevereiro de 2007

O Zootropo

Também chamado de zootroscópio, o zootropo é mais um dos brinquedos ópticos que nos permite visionar um movimento contínuo.

O seu princípio de funcionamento é, basicamente, o do fenacistiscópio, a sua vantagem consiste na sua versatilidade como um só aparelho, podendo, depois, construir quantas bandas quisermos.
A sua substituição é rápida e de fácil execução.

Para se realizar este aparelho, primeiramente, numa tira de papel, desenham-se, em cada ranhura, ou com breves espaços entre desenhos, vários motivos mas em tira.

Dependendo do aparelho, a tira poderá ter várias dimensões, ficando sempre adequada ao perímetro do cilindro.


Concluída a tira desenhada e pintada, poderá ser também colada em cartolina preta e inserida no “tambor” do zootropo.

Através das ranhuras, poderemos ver a ilusão do movimento dada pelo andamento do zootropo, sendo a sua construção relativamente simples e executável e em vários materiais. Os desenhos do zootropo devem ser animados em ciclo.


Nota: Os desenhos são animados em tiras de papel que lembram vagamente a película cinematográfica. Num único aparelho podem ser vistas várias animações, basta para isso trocar a fita, tal como no cinema.

Aproveita este brinquedo óptico para fazer experiências de animação, aplicando os princípios de decomposição do movimento em fases sucessivas, desenvolvendo, vários tipos de ciclo de desenhos. Se o número de desenhos é limitado a imaginação, essa não tem limites!