domingo, 11 de fevereiro de 2007

Folioscópio

Este brinquedo é bastante semelhante ao anterior, apenas diferindo na forma.

Se tivermos uma folha de mais ou menos 20 x 8 cm, desdobramo-la ao meio, e, na segunda metade da folha fazemos um simples desenho. Seguidamente, na primeira folha, colocada sobre a segunda, fazemos um desenho parecido com o primeiro mas com ligeiras alterações.

O que verificamos é que, enrolando a primeira folha num lápis, da parte exterior para o interior, e se fizermos enrolar e desenrolar sobre a segunda folha, obtemos uma ilusão de movimento.

Esta é a ilusão do movimento mais simples. Aqui não vemos as duas imagens simultaneamente, mas sim uma de cada vez, visto que o desenho superior se coloca na posição do desenho inferior tapando-o Assim o nosso olho vê primeiro o desenho inferior e logo de seguida vê um segundo desenho, que lhe é semelhante, mas ligeiramente diferente.
A passagem de um desenho para outro, é anulada pela persistência da imagem na retina. A semelhança destes dois desenhos permite-nos identifica-los como sendo o mesmo. As suas diferenças são interpretadas como sendo o movimento.